terça-feira, 23 de outubro de 2007

1.Definir a função álcool na química orgânica

Formalmente, os álcoois monohidroxilados, ROH, são derivados orgânicos que se formam substituindo um hidrogênio da água por um grupo alquilo. Os nomes dos álcoois formam-se como do grupo alquilo, precedido da palavra álcool. Assim, por exemplo, o composto CH3 - CH2OH chama-se etanol.
Ao numerar a cadeia há que designar o número mais baixo possível na posição do grupo funcional hidroxila (OH-). Assim, o composto CH3 - CH2 - CH2OH chama-se 1-propanol e não 3-propanol.
Os álcoois classificam-se em primários, secundários e terciários, dependendo de levarem um, dois ou três carbonos unidos ao carbono que se liga ao grupo hidroxila, respectivamente. Denominam-se álcoois polihidroxílicos aos que contêm mais de um grupo hidroxila. Os álcoois com dois grupos hidroxila denominam-se glicóis ou «dióis» e os que têm três grupos hidroxilo chamam-se trióis.
O metanol, etanol, 1-propanol, 2-propanol, 1-butanol e muitos álcoois polihidroxílicos são completamente miscíveis em água. Outros álcoois com maior número de átomos de carbono são ligeiramente solúveis ou mesmo insolúveis em água.
Os álcoois apresentam pontos de ebulição muito superiores aos dos hidrocarbonetos do mesmo número de átomos de carbono. Estas propriedades dos álcoois podem justificar-se devido às fortes ligações de hidrogênio intermoleculares que se formam e que se refletem nos seus espectros infravermelhos (IV) e de ressonância magnética nuclear.

Nenhum comentário: